Entre aspas... - Feliz dia da mulher!

terça-feira, 8 de março de 2011



  Parabéns para você, que por mais auto estima que tenha já investigou de alguma forma bem feminina (olhar o celular, cheirar camisa, vasculhar bolsos, fazer enquete, seguir a direção do olhar ou simplesmente descobrir alguma senha e entrar para conferir – o quê mesmo? ah, sim, claro, conferir se por acaso, por ventura, por alguma razão, por uma simples circunstância, não está mais no topo, hit parade: a mulher mais interessante do momento) a vida do seu namorado-noivo-marido. Parabéns para você, que se envergonha de já ter tomado uma atitude dessas, mas parabéns, um parabéns duplicado para você que entende que muitas vezes a gente demora para aprender coisas simples, como amar e confiar em si mesma – para, então, confiar no outro. E um parabéns mais especial ainda para você que assume o que faz, diz, fala, explica o porquê de tal ação – e de lambuja sabe reconhecer seus erros.
  Parabéns para você, que, linda, lida com explosões hormonais uma vez ao mês. Que sente tudo inchar. Que chora por besteira. Que valoriza bobagens. Que acredita em filmes de amor. Que faz coleção de esmaltes. Que ama sapatos, bolsas e cacarecos para colocar no cabelo. Que compra só porque tava em liquidação. Que sempre precisa de alguma coisa. Que acha o amor a coisa mais bonita – e importante desse mundo. Que sabe como é fundamental olhar para si mesma – ainda que de vez em quando se perca e se preocupe em demasia com o "querer" do outro.
  Parabéns para você, que dia a dia aprende mais sobre você mesma. Que erra para aprender. Que é forte o suficiente para seguir em frente – sem lamúrias, mas com maturidade e sensatez. Que de vez em quando esquece a própria idade e o juízo em algum canto. E depois acha, como mágica.
   Parabéns para você, que tem um sonho. Que não desiste, apesar do que falam. Que não se abala, apesar do medo. Que sente uma fraqueza interna, mas caminha com passos firmes. Que fica tonta, mas não desmaia. Que apesar de cada pedra no caminho, corre. Que reclama dos problemas, mas entende que a vida é feita deles. Que tenta entender o defeito alheio – e procura perceber os seus.
   Parabéns para você, que tem ambição. Em crescer, fazer mais, evoluir, ser melhor, ganhar destaque, conquistar o mundo. Eu sempre quis ganhar o mundo, e você? Parabéns para quem abriga dentro de si todos os melhores sentimentos – e toda a coleção de pensamentos.
  Parabéns para você, que por algum momento desacreditou no amor. Que sofreu, chorou, mas percebeu que é preciso continuar – de algum jeito ou alguma forma. Que é preciso ter fé, pois o que tiver que ser a vida se encarrega de fazer. Que não consegue ler letras duras, mas que foi obrigada a digerir frases pesadas.
   Parabéns para você, que encontrou um amor para chamar de seu. E que acredita que o para sempre nunca acaba – até que ele olhe para você e diga que nunca acreditou nessa coisa mulherzinha e babaca de mulher-da-vida-amor-da-vida.
   Parabéns para você, que tem o emprego que queria. Isso hoje em dia é privilégio. Parabéns para você, que tenta engolir diariamente um trabalho meia boca. E que torce para encontrar um melhor rapidinho, porque o que importa é acordar com tesão de trabalhar.
   Parabéns para você, que tem um filho lindo. Que olha para o sorriso dele e sente uma paz infinita com sabor de chiclete de morango. Parabéns para você, que não pensa em ter filhos. E que acha que o mundo é um lugar muito complicado para uma criança. Parabéns para você, que é mãe solteira. E que desempenha muitos papéis. Parabéns para você, que jogou no fundo da gaveta o sonho de ter um filho. Só lembre sempre que gavetas não cuidam bem dos sonhos – por isso você é que precisa pegá-los pela mão. E ir.
   Parabéns para você, que quer casar vestida de noiva. Ou de Havaianas. Ou na praia. Ou. Parabéns para você, que acha que morar junto está bom – e não quer nenhum papel ou festa. Parabéns para você, que acha que casamento é bom só na novela das seis. E que o melhor mesmo é flertar até o fim da vida – cada dia com um.
   Parabéns para você, que adora beijo no pescoço. E que acha beijo na boca a coisa mais deliciosa que existe. Que gosta de musiquinha, vela e flor. Parabéns para você, que acha que no sexo vale tudo – quando existe amor. Parabéns para você, que só conhece o sexo e desconhece o amor.
   Parabéns para minha mãe, que é minha primeira referência de mulher. Que acertou ao dizer que a gente deve pecar pelo excesso, não pela omissão. Que cometeu muitos erros – e me ensinou a não repetir passos incertos. Com ela eu aprendi o que é doação – e que a gente deve primeiro entender o que sente e quem é.
   Parabéns para a minha avó, que é mulher com eme maiúsculo. (...)
   Parabéns para cada uma de vocês, que sabem o quanto é difícil ser mulher. Mas quer saber? Eu não trocaria isso por nada nesse mundo. FELIZ DIA NOSSO!


Clarissa Correa

0 comentários: