Hoje o samba saiu para comemorar Chico Buarque! #Chico70

quinta-feira, 19 de junho de 2014


  Hoje é aniversário de Francisco Buarque de Hollanda.
  Daquele que, aos 22 anos, tornou-se peça - valiosíssima - de museu, ao colocar sua banda na rua. Uma banda sem muita pretensão, mas que arrastou consigo uma multidão, atraída pela dose de amor e leveza que tanto se fazia necessária ao retorno da esperança, e que fizesse olhar para qualquer pedro penseiro perdido esperando por um espaço na roda viva. Poeta, malandro, gênio... Do morro, da praia, do asfalto e da boemia! Capaz de pisar no terreno mais instável, o do coração, e tornar-se morador incontestável deste! (Deve-se a glória aos olhos de comer fotografia?)
   Conheci Chico já maduro! Enquanto adolescentes se encantavam por bandas e artistas comuns a idade, eu me encantei por um homem grisalho, de olhos cor de ardósia, cujas músicas pareciam ecoar em meus ouvidos desde sempre. Na busca de conhecê-lo, veio Todo Sentimento, Mil Perdões, Dueto, e o arremate do amor: Sim, eu estava envolvida pelo eterno prisioneiro do tempo! Dos olhos que enfeitiçam, do sorriso tímido (e irrevogavelmente encantador), e das letras elevadas a título de poesia, que, ao mesmo tempo que podem ferir e expor, trazem aconchego e sorrisos involuntários, por tocar em nossa dor, e tornar o amargor, poesia!
   Quisera eu ser uma das mulheres entoadas por ti! Não dessas que cumprem a sina de sofrer, como Bárbara. Eu queria mesmo era dançar no sétimo céu, receber teus 7 mil amores, ou me aconchegar em teu pobre peito, sendo apenas morena, deixando os "olhos d'água" para além mar. Podias me escrever em um livro também, desses teus que cruzam limites e chegam junto ás obras feitas com maestria, que nos levam pela mão e são capazes de todas as proezas!
   Como não te admirar Francisco? Como não ser levada pela grandeza que coexiste com a doce simplicidade de dizer-se apenas mais um que, ao "ver nada der certo", começou a tocar violão e a cantar, mesmo sentindo horror aos palcos? Chegastes assim, de mansinho, entrando pela porta da frente, como um parente querido, penetrando na intimidade do lar - e do ser -, nos dando a certeza de que se não existisses, seríamos todos mais pobres e vazios, sem tijolo e construção. E é devido a isso que enxergamos tanta beleza no dia de hoje: No comemorar de teus 70 anos, com o desejo de que estes se multipliquem, e as vidas - de nós chicólatras - não perca a doçura de ver-te chegar, acendendo o refletor e apurando o tamborim, com o jeitinho Buarque de ser, nos levando ao êxtase e a leveza!
   Serás eterno, Francisco, e ecoará por milênios e milênios, não no ar, mas sim em nossos corações, porque, como eu já disse uma vez, não és somente som, letra, e uma simples matéria, és paixão que não precisa ser descrita, e sim sentida com alma e coração, pois são esses os únicos lugares capazes de te abrigar!
   Vida longa é o que deseja esse alguém que se perdeu na imensidão verde dos olhos teus, que tornou-se tua menina, e leva consigo um amor e uma admiração, assim feito tatuagem, que não fenecem, e não cansam de serem ditas e reditas! 
   Feliz aniversário! ♥

0 comentários: